ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

6.11.08

V Festival de Convivência com o Semi-Árido discute sustentabilidade na região

 

Evento terá feira de sementes crioulas, artesanato e produtos da agricultura familiar

Evento terá feira de sementes crioulas, artesanato e produtos da agricultura familiar

 Brasília (6/11/2008) – Cerca de 900 agricultores e representantes de organizações da sociedade civil se reúnem no próximo dia 9 de novembro na Escola Família Agrícola (Comunidade de Tabocal) no município de São Francisco (MG) para o V Festival de Convivência com o Semi-Árido.

O evento promovido pela Cáritas Diocesana de Januária, Escola Família Agrícola e Articulação do Semi-Árido Mineiro (ASA-MG) servirá para discutir alternativas de sustentabilidade na região. Oficinas sobre a educação no campo, alternativas de convivência com o Semi-Árido, desenvolvimento sustentável, valorização do trabalho da mulher e economia popular solidária estão entre os temas do festival.

Durante o Festival, será realizada uma feira solidária de sementes crioulas, artesanatos, produtos da agricultura familiar e outros na linha da economia popular solidária.O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) participa do encontro com uma palestra sobre as experiências de uso sustentável da biodiversidade por meio do apoio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS). O programa foi criado em 1994 para apoiar projetos de organizações não-governamentais e de base comunitária que desenvolvam ações que geram impactos ambientais globais positivos, combinados com o uso sustentável da biodiversidade.

Com coordenação técnico-administrativa do ISPN, o PPP-ECOS é um dos poucos programas no Brasil que direcionam seu apoio exclusivamente para o bioma Cerrado e suas áreas de transição com a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica. Desde sua implantação em 1994, o PPP-ECOS já apoiou 262 projetos em treze estados e no Distrito Federal. São mais de 150 organizações beneficiadas e cerca de US$ 6 milhões já destinados aos beneficiários, sendo parte deles na região do Semi-Àrido.

 De acordo com a antropóloga Karenina Andrade, representante do programa no evento, a iniciativa poderá estimular formas de convivência sustentável com o Semi-Árido a partir do acúmulo de experiência nos projetos apoiados pelo PPP-ECOS em áreas de transição do Cerrado-Caatinga.

Cultural

O V Festival de Convivência com o Semi-Árido também reunirá no município de São Francisco diversas manifestações culturais e folclóricas da região. Entre as atrações, grupos de folia, repentistas, capoeira, danças indígenas, quilombolas e outras expressões da cultura popular do Norte de Minas. O grupo Recanto da Viola, do município de Pedras de Mara da Cruz, será responsável pela animação e encerramento do festival.

Mais informações: Lívia Bacelete:  31 –  8876 4767

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing