ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

PPP-ECOS: Programa Pequenos Projetos Ecossociais

O Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) foi criado para apoiar projetos de organizações não-governamentais e de base comunitária que desenvolvam ações que geram impactos ambientais globais positivos, combinados com o uso sustentável da biodiversidade. Tendo como coordenação técnico-administrativa o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), o PPP-ECOS é um dos poucos programas no Brasil que direcionaram seu apoio exclusivamente para o bioma Cerrado durante muitos anos – entre 1995 e 2013.

A partir de 2013, o PPP-ECOS passa a apoiar projetos também na Amazônia, na região do arco do desmatamento nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins (carteira do Fundo Amazônia / BNDES) e no bioma Caatinga (carteira do GEF). Outras carteiras de projetos foram desenvolvidas recentemente, como os projetos indígenas PPP/GATI, os projetos indígenas do Fundo Clima, os projetos Satoyama e os projetos do acordo PBA VALE / Quebradeiras.

Conheça no mapa abaixo a localização aproximada dos projetos apoiados pelo PPP-ECOS desde o seu início. No botão acima e à esquerda do mapa você pode filtrar os projetos por carteira:

PPP-ECOS / Fundo Amazônia

Nos cinco anos de projeto com recursos do Fundo Amazônia, o PPP-ECOS lançou quatro editais, apoiou 88 projetos e repassou R$ 6 milhões diretamente para associações, cooperativas e outras organizações sociais. Esse valor foi investido para contribuir no uso sustentável de 21 mil hectares, recuperar 2 mil hectares de áreas degradadas com sistemas agroflorestais, plantios com sementes e muitas outras técnicas, envolvendo mais de 3 mil famílias de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, grupos de mulheres e grupos de jovens rurais.

Esse relatório apresentará o conjunto de ações realizadas nesse período e demonstrará como os projetos
contribuem para melhorar a realidade em 72 municípios dos 3 estados abrangidos pelo PPP-ECOS na Amazônia e ainda fortalecer a atuação de 163 organizações comunitárias, que fazem muito para honrar o
lema “agir local e pensar globalmente”.

Clique aqui para baixar o .pdf do relatório em sua versão completa. (6,52 mb)

Clique aqui para conferir a lista de projetos do PPP-ECOS apoiados pelo Fundo Amazônia/BNDES desde 2013.

ÁREA DO BENEFICIÁRIO

Você está executando um projeto do PPP-ECOS?
Acesse aqui a área do beneficiário para encontrar modelos de documentos, orientações, logotipos e as últimas informações sobre o Programa.

 

Veja também:
» Editais e documentos do PPP-Ecos


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing