ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

O projeto MARCOS

O projeto MARCOS Mercados e Comercialização visa orientar/instrumentar os empreendimentos produtivos apoiados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) para qualificação da produção agroextrativista para mercados diferenciados.

Até o ano de 2007, o PPP-ECOS apoiou 262 projetos, dos quais cerca de 70% são projetos produtivos relacionados ao uso sustentável do uso da biodiversidade do Cerrado.  Destes, muitos avançaram e demonstram que a qualificação (pessoal e tecnológica), principalmente sobre os aspectos de gestão, é crucial para o desenvolvimento do empreendimento.

Nesses anos, os principais problemas identificados com base na experiência concreta referem-se à: escala, qualidade e regularidade da oferta incompatíveis com a demanda; Amadorismo na produção e comercialização; Falta de capacidade empresarial; Dificuldades de comunicação; Exigências de investimento; Dificuldades para atender o marco regulatório enviesado e complexo; entre outras.

Por outro lado, percebe-se uma crescente demanda por produtos com apelo socioambiental, bem como crescente oferta dos produtos comunitários, porém, com enorme desencontro entre produção e mercado. Torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias que catalizem o encontro entre a oferta e o consumo para que as comunidades possam organizar suas cadeias de produção de forma planejada a partir de demandas concretas de mercados já identificados.


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing