ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

O projeto ALSO

O projeto Alternativas Econômicas à Soja (ALSO) começou em 2005 com o apoio financeiro da Fundação DOEN e com o objetivo de consolidar e expandir as iniciativas de produção sustentável no Cerrado a partir do uso de frutos, apicultura, artesanato, plantas medicinais e ecoturismo como alternativas econômicas à soja.  O público-alvo do projeto são agricultores familiares e comunidades tradicionais que se encontram sob forte pressão da expansão das fronteiras da soja. O projeto tem seu foco geográfico localizado no sul do estado do Maranhão, norte e sudeste de Tocantins, norte de Mato Grosso e regiões oeste e noroeste de Goiás.

O projeto ALSO foi elaborado a partir das experiências de sucesso do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) no bioma Cerrado e suas transições para a Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Entendemos que os modos de vida sustentáveis baseados na biodiversidade podem colaborar para manter as famílias no campo sem devastar o bioma, auxiliando as comunidades na utilização dos recursos ao invés de arrendar a terra para plantadores de soja.

Como lição aprendida, percebemos que a comercialização dos produtos feitos pelas comunidades é essencial para que se atinja uma escala de benefícios ecossociais capaz de promover a segurança alimentar dessas populações. Isso requer investimentos em processamento, controle de qualidade, marketing e, em alguns casos, certificação dos produtos e serviços. Acreditamos que esses processos podem ser construídos pela consolidação de redes.

A metodologia proposta no âmbito do ALSO inclui a consolidação da capacidade de produção existente por meio de planos de negócios, diversificação da produção, incorporação de novos elementos à cadeia produtiva, assistência técnica, acesso ao crédito por meio de um fundo rotativo, adaptação ou ajustes ao marco regulatório. O projeto também almeja influenciar na elaboração de uma política que defenda as alternativas econômicas à monocultura da soja.


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing