Warning: Use of undefined constant is_single - assumed 'is_single' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ispn/www/wp-content/themes/ispn2/header.php on line 20
Guia de Elaboração de Projetos de Agroindústrias Comunitárias – 2ª edição » ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

9.03.18

Guia de Elaboração de Projetos de Agroindústrias Comunitárias – 2ª edição

O ISPN lança a segunda edição do “Guia de Elaboração de Projetos de Agroindústrias Comunitárias”. Essa publicação é dirigida às organizações sociais e produtivas, profissionais sanitários, técnicos em edificações e todos aqueles que necessitam de apoio para a regularização sanitária de unidades de beneficiamento, que estejam orientadas para o mercado formal.

Para a organização desse material, que objetiva explicitar as características de uma construção viável para o processamento de alimentos, o ISPN tem atuado de maneira mais pró-ativa junto às organizações dos produtores e com os órgãos reguladores. Essa aproximação com os órgãos e a experiência de quem apoia há mais duas décadas empreendimentos comunitários, permitiu organizar um guia que busca maximizar recursos de projetos e das organizações comunitárias, e evitar desperdícios e frustrações com obras não orientadas para um correto fluxo de produção e beneficiamento.

No Guia são destacados perfis agroindústrias de sete cadeias produtivas relevantes para a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais. Os perfis foram baseados na legislação de cada cadeia produtiva apresentada, buscando relacionar o que há de mais atual na legislação sanitária brasileira que afeta agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.

É fundamental destacar que o Guia é direcionado não apenas para as organizações e seus empreendimentos que estão preparados para acessar o mercado formal, pois a partir das recomendações nele existentes podem seguir as orientações para construções simples, viáveis economicamente e que determinam um fluxo de contínuo de produção, o que é essencial no beneficiamento de alimentos. Com isso, e associado às boas práticas de fabricação é possível ter segurança no preparo de qualquer cadeia alimentar.

Assim, a segunda edição desse Guia apresentará perfis de quatro novas cadeias e a reformulação de um dos perfis para Espaços Multifuncionais, além das outras plantas que foram apresentadas na primeira edição:

  1. Agroindústria de polpa de fruta congelada;
  2. Estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos das abelhas e derivados (novo)
  3. Estabelecimento agroindustrial de pequeno porte para produtos das abelhas nativas sem ferrão e derivados (novo)
  4. Espaços multifuncionais: padaria, bolos, biscoitos, doces, castanhas, farinhas (banana, jatobá, etc); (Reformulado)
  5. Casa de farinha de mandioca.
  6. Estabelecimento agroindustrial de leite e derivados; (novo)
  7. Estabelecimento agroindustrial de castanhas e cocos (novo)

Continuamos a recomendar este manual e os seus encartes para que sejam compreendidos como orientação dos principais aspectos relacionados à estrutura e fluxo, ou seja, o caminho que o produto deve seguir para garantir qualidade e segurança.

Aproveitamos para agradecer os autores Sandra A. Kitakawa Lima e Jerônimo Villas-Bôas, que com muita competência e dedicação, realizaram a tradução da legislação para uma linguagem mais simples, que permitiu também idealizar perfis agroindustriais econômicos, seguros e de acordo com os anseios comunitários.

 

Para baixar gratuitamente o Guia, clique aqui.

Para baixar o encarte com as plantas baixas e especificações técnicas das agroindústrias, clique aqui.

 

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing