ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

Por que tradicionais?

Pode se dizer, de modo geral, que são tracionais aqueles povos que mantêm um modo de vida intimamente relacionado ao meio ambiente em que vivem. Além disso, eles têm seus hábitos, costumes, ciências e crenças transmitidas de modo oral, de geração em geração. Eles costumam viver em comunidades em que cada um desempenha um papel importante para o grupo, alguns são sacerdotes, outros tecelãos, outros curandeiros.

Apesar de os diferentes grupos  tradicionais manterem peculiaridades culturais profundas, há algo que os une: o pacto pela conservação dos recursos naturais.

Veja o que diz a antropóloga Manuela da Cunha Carneiro, professora da Universidade de Chicago (EUA) e uma das mais destacadas especialistas sobre esse tema:

Há uma dificuldade grande em se definir povos ou comunidades tradicionais, qual seria sua definição?

“Os direitos que se reconhecem hoje a povos tradicionais em geral se fundamentam nos serviços ambientais que eles prestam. A exceção são os povos indígenas cujos direitos têm um fundamento diferente: baseiam-se no fato histórico de que são eles os primeiros ocupantes. Tendo isso em mente, a definição de povos tradicionais torna-se simples. São os povos que aderem a uma tecnologia e a práticas semelhantes às que vigoravam  tradicionalmente e que não são lesivas ao meio ambiente. O problema é que a gente tem uma imagem pré-concebida do que seriam povos tradicionais. Mas vistos desta maneira, mesmo aqueles povos que correspondem a essa imagem têm de ser repensados. Será que o fato de terem no passado adotado essas práticas garante que o farão no futuro? Como na Bolsa de Valores, o desempenho passado não garante o futuro. Esse futuro é garantido por um compromisso a partir do presente que a população assume. O que estou dizendo é que ser povo tradicional é no fundo um contrato, um pacto de não agressão ao meio ambiente. Assim, todos os povos tradicionais, na medida em que têm de firmar um pacto (implícito ou explícito) sobre a forma futura de uso de seu território, são sempre neo-tradicionais”. Leia a íntegra da entrevista concedia com exclusividade ao ISPN


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing