ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

Ver o Cerrado com outros olhos

Nas ultimas décadas, o território ocupado pelo bioma Cerrado tem sofrido uma intensa invasão por populações e atividades que não haviam até há algumas décadas.  O processo que se seguiu à construção de Brasília e a produção agropecuária – notadamente após o desenvolvimento de tecnologias de produção em larga escala – vêm transformando rapidamente as paisagens do Cerrado.

Não somente as paisagens, mas também os modos de vida de suas populações, os ecossistemas e o regime hídrico têm sofrido com as mudanças e causado a deordem nas relações entre as espécies, a qualidade  e quantidade da água e o clima.

A agricultura intensiva de produção de grãos e as extensas plantações de eucalipto para produção de celulose e carvão e a construção de barragens  causam  enormes impactos sociais e ambientais nos domínios do Cerrado.

Quando se fala de política de ocupação, o Cerrado ainda é visto somente como uma fonteira agrícola a ser explorada. E está sendo, mas de modo que sua biodiversidade está sendo destruida a uma velocidade extraordinária. Estima-se que mais da metade da cobertura vegetal do bioma (e toda a diviersidade de vida que havia nela) já foi destruída.

Diferentemente da Amazônia, o Cerrado não goza da condição de “maior floresta tropical do mundo” e também não tem sobre si o olhar e os interesses internacionais. Apesar de ser considerado detentor de uma importante parcela da biodiversidades do planeta, o Cerrado não dispõe de mecanismos governamentais fortes de monitoramento e controle de sua devastação. As políticas públicas para a conservação do Cerrado para as futuras gerações são raras. O Brasil precisa ver o Cerrado com outros olhos.

Veja também:
Povos do Cerrado
Aprender o Cerrado


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing