ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

O bioma ameaçado

A biodiversidade do Cerrado assemelha-se à das florestas tropicais mais exuberantes. Devido à elevada biodiversidade, altos níveis de endemismo e avançado estágio de devastação da cobertura vegetal original, o Cerrado é considerado um hotspot, conforme teoria do ecólogo inglês Norman Myers, mais tarde refinada pelo primatólogo e diretor da Conservation International, Russell Mittermeier.

O conceito expressa a situação de ecossistemas que possuem alto endemismo de espécies (mais do que 0,5% da diversidade mundial de plantas – ou mais de 1500 espécies exclusivas) e que se encontram seriamente ameaçados, com mais de 70% da cobertura vegetal original descaracterizada devido às atividades humanas. Existem 34 hotspots em todo o planeta. Os hotspots são áreas prioritárias para a conservação mundial. Isso não significa que recebam a merecida atenção nos respectivos países- como é o caso do Cerrado no Brasil.

Apesar de sua peculiaridade, o Cerrado enfrenta fortes pressões humanas que põem seu futuro em risco. O desmatamento no bioma é alarmante, chegando a 1,5% ao ano, ou seja, três milhões de hectares/ano, conforme as estimativas mais conservadoras. Isso equivale a 2,6 campos de futebol desmatados a cada minuto. O desmatamento no Cerrado, portanto, é maior que na Amazônia.

No Cerrado, a área de proteção legal (reserva legal) nas propriedades é de apenas 35%. É um dos biomas brasileiros com menos áreas protegidas. Apenas 4,1% do bioma estão protegidos por unidades de conservação. Desse total, 2,2% de proteção integral e 1,9% de uso sustentável.

Ao perder diversidade biológica no Cerrado, o Brasil também perde possibilidades de uso sustentável de muitos recursos, como plantas medicinais e espécies frutíferas, abundantes no bioma. Na região, foram catalogadas mais de 330 espécies usadas na medicina popular. A arnica, o barbatimão, a sucupira, o mentrasto e o velame são apenas alguns exemplos da enorme farmacopéia do Cerrado.


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing