ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

Cerrado integra natureza e cultura

Se há uma palavra que define o que é o Cerrado, essa palavra é DIVERSIDADE. O segundo maior bioma brasileiro ocupa uma região de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados. São 22 por cento do território nacional caracterizados pela diversidade de natureza e de culturas. O Cerrado engloba os estados de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a faixa central do estado de São Paulo, uma pequena porção no Paraná, sul do Maranhão, oeste da Bahia e enclaves localizados no Amapá e extremo norte do Pará.

O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo. Estimativas indicam que existem cerca de 10 mil espécies só de plantas no Cerrado. Destas, 45 por cento são exclusivas (endêmicas). As diferentes paisagens tornam o Cerrado um mosaico de beleza incomparável.

No Cerrado, encontra-se um dos maiores patrimônios da biodiversidade mundial. Suas espécies vegetais e animais são conhecidas ancestralmente devido ao seu enorme potencial farmacológico e alimentar. Plantas nativas adaptadas aos longos períodos de seca típicos do clima do Cerrado podem guardar a chave genética para a sobrevivência de espécies em situações de aumento da temperatura global.

Entre os cerca de 20 milhões de brasileiros que vivem na região, estão os chamados povos tradicionais (indígenas, quilombolas, extrativistas, etc.), com séculos de experiência no convívio com o meio ambiente. Natureza e cultura se entrelaçam no Cerrado e fazem do lugar uma das mais importantes regiões naturais da Terra a serem preservadas para o conhecimento e o desfrute das futuras gerações.

Apesar de seu enorme valor para a humanidade, o Cerrado está ameaçado. O desmatamento acelerado nas últimas décadas para a produção agrícola e pecuária, aliado à expansão urbana, reduziram a cobertura vegetal do Cerrado a pouco mais da metade do que foi um dia. Então, quando se afirma que o Cerrado abrange 204 milhões de hectares, não significa que o bioma esteja preservado em toda a sua extensão. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro mais ameaçado pela ação humana.

O Cerrado tem sido percebido apenas como um espaço a ser ocupado, uma fronteira agrícola a ser conquistada e uma paisagem a ser convertida. O desenvolvimento sem planejamento ambiental, contudo, leva a padrões de produtividade insustentáveis, degradação e esgotamento de recursos naturais. Associado a um modelo desenvolvimento que não leva em conta as riquezas naturais, vêm o abandono do campo, as ameaças às comunidades tradicionais e povos indígenas, concentração da riqueza e o crescimento da miséria na periferia das cidades.


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing