ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

Mosaico de fisionomias

Vista em seu conjunto, a vegetação do Cerrado apresenta grande diversidade de formas ou fitofisionomias, como são chamadas.  Segundo a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), há 11 tipos principais de vegetação descritos para o bioma Cerrado. Eles se dividem em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão); savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre). Considerando também os subtipos neste sistema de classificação, são reconhecidos 25 tipos de vegetação no Cerrado.

Leia mais em:
Tipos de Vegetação do Bioma Cerrado – Embrapa

Juntas, tais fisionomias formam mosaicos que, vistos do alto, compõem uma imagem de rara delicadeza. As fisionomias não são estanques, elas se mesclam umas às outras e compõem ecossistemas delicadíssimos e bastante suscetíveis a interferências humanas.

Intervenções mal planejadas nesses ecossistemas podem comprometer o equilíbrio do bioma, pois as paisagens estão inter-relacionadas e a conservação do Cerrado depende da análise dessas interações. As interferências se tornam ainda mais complexas quando estão envolvidas as comunidades tradicionais que vivem na região. Intimamente ligadas ao ambiente que os cerca, esses povos são os primeiros a sentir os efeitos devastadores da destruição do Cerrado.

Veja também:
Entrevista com Manuela Carneiro – “Povos tradicionais têm um pacto com o meio ambiente”


Saiba mais . Read more:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing