ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

30.01.18

Mostra de Projetos do PPP-ECOS – Reunião de Replenishment do GEF



Na última sexta-feira (26 de janeiro) o ISPN realizou uma mostra de Projetos Ecossociais em parceria com o SGP, GEF e PNUD, no Centro de Excelência do Cerrado – Cerratenses/Jardim Botânico de Brasília. A mostra compôs a programação da terceira reunião de recomposição do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), realizada em Brasília nessa semana.

O evento contou com participantes de 7 países que compõe o GEF, que tiveram a oportunidade de conhecer quatro experiências brasileiras apoiadas pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS/SGP), que desenvolvem projetos voltados para a conservação ambiental, o uso sustentável da biodiversidade nativa e o desenvolvimento sócio-econômico de povos tradicionais e agricultores familiares.

Foram apresentadas as experiências da APROSPERA que, em parceria com o Instituto Sálvia, desenvolve uma iniciativa de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) no Distrito Federal; do Instituto Sustentar e Quilombo Pontinha, que estão organizando cadeias produtivas baseadas nas frutas nativas, em alternativa à exploração desordenada do minhocuçu na região de Paraopeba-MG; da Casa da Mulher do Nordeste, que tem um projeto de implantação de fogões agroecológicos e sistemas de reúso de águas servidas, investindo na saúde e na segurança alimentar de agricultoras familiares na região do Pajeú em Pernambuco; e da AGRODÓIA, que desenvolve uma experiência de processamento de frutas nativas e desenvolvimento de produtos para o aproveitamento integral e agroecológico de alimentos convencionais e não convencionais na região da Chapada do Araripe, em Pernambuco.

Por fim, todos os participantes foram convidados para um passeio de reconhecimento pelo exuberante Cerrado do Jardim Botânico de Brasília, onde puderam ver de perto e aprender um pouco sobre aspectos ecológicos, a importância no contexto nacional e as ameaças enfrentadas pelo bioma.

No intervalo foi servido o coffe break da Cooperativa Central do Cerrado (também beneficiária do PPP-ECOS/SGP), que oferece um mix de produtos preparados com ingredientes do Cerrado e da agricultura familiar.

Nosso agradecimento aos participantes da Mostra de Projetos, especialmente aos expositores que viajaram para Brasília especialmente para prestigiar o evento.

Confira abaixo algumas fotos da Mostra de Projetos do PPP-ECOS:













TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing