ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

26.09.08

ISPN lança novo site dedicado ao Cerrado, sua biodiversidade e sua gente

Entrou no ar novo site do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).  O domínio www.ispn.org.br continua o mesmo, mas o design e o conteúdo foram completamente reformulados.  A intenção é dar mais visibilidade às ações do instituto e valorizar o bioma cerrado, suas populações tradicionais, sua história, sua biodiversidade e as iniciativas de uso sustentável dos recursos naturais na região. Com 18 anos de existência, o ISPN desenvolve uma série de projetos de apoio à criação de modos de vida sustentáveis baseados no uso da biodiversidade. Todos eles estão acessíveis on line.

O novo site do ISPN se divide em duas grandes seções: uma institucional – com os projetos e iniciativas da entidade – e outra que tem a intenção de fornecer informações de interesse para o público em geral, sobretudo estudantes do ensino médio e pesquisadores das áreas relativas à sociedade, população e natureza no segundo bioma mais ameaçado do país. O site também traz campanhas especiais com temas relacionados ao trabalho do ISPN.

A primeira campanha mostra o processo de ocupação humana do Cerrado. “São slides com imagens e textos que levam o leitor a formar uma idéia de que o Cerrado tem uma história bem mais antiga do que se presume e que essa história tem um grande valor para a formação cultural brasileira”, explica a antropóloga Andréa Lobo, coordenadora do ISPN. O apelo da campanha é chamar a atenção da sociedade para a proteção não só do meio ambiente, mas também dos povos tradicionais que ocupam a região há cerca de 12 mil anos.

A cada mês, uma entrevista exclusiva com pessoas de destaque nas áreas de ciências, humanidades, artes, tecnologia e outras dará uma visão geral sobre questões atuais para a compreensão do Cerrado e suas relações com os biomas com que faz fronteira: Amazônia, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica. A primeira entrevista da série é com a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, umas maiores autoridades brasileiras em temas relacionados aos povos tradicionais e suas relações com a biodiversidade.

Um menu sobre o Cerrado, sua história, sua biodiversidade e principais ameaças contextualiza o leitor em relação ao abandono em que o bioma se encontra em relação às políticas públicas de conservação e usos sustentável da biodiversidade.

Aprender o Cerrado

Um menu exclusivo para educadores e alunos fornecerá regularmente material de apoio para aulas e pesquisas relativas à rica biodiversidade da região. O conteúdo com fotos e ilustrações é produzido e revisado por especialistas das diversas áreas relacionadas a cada tema. Na estréia, já estão disponíveis documentos em linguagem acessível sobre as várias utilidades da palmeira buriti; um especial sobre capim-dourado e um texto sobre o potencial farmacológico dos anfíbios do Cerrado.

Uma seção de artigos trará regularmente opiniões de destacados pensadores sobre temas relacionados a biodiversidade, conservação, uso sustentável, clima, sociedade, políticas, ciência e comportamento. A escritora, pesquisadora e autora do blog Nosso Planeta (Nurit Bensusan) e o presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Hélio Mattar são os primeiros autores a escrever para a seção de artigos.

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing