ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

1.11.18

Granja coletiva é inaugurada em comunidade rural do Maranhão

Vocação local e a busca da permanência do jovem no campo fizeram o povoado de São Vicente, no município de Igarapé do Meio (MA), apostar na criação de galinhas como estratégia para geração de renda e inclusão da juventude na comunidade. Nesse sentido, no último dia 24/10, a localidade inaugurou uma Granja Comunitária Familiar. A iniciativa é fruto do Programa de Apoio a Comunidades Tradicionais (PACT), que é executado pelo ISPN em parceria com a Vale.

Com um investimento de R$ 40 mil, o empreendimento vai beneficiar 12 famílias, contando expressivamente com jovens da comunidade. A estrutura terá capacidade de ofertar 300 galinhas a cada 15 dias para comercialização ou abate do tipo corte, postura (caipira e caipirão) e reprodutor. A proposta é vender a produção no comércio local e acessar os mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

As famílias contempladas participaram de oficinas e intercâmbios sobre criação de pequenos animais e quintais produtivos. O empreendimento continuará recebendo a assessoria técnica do ISPN.

Para a coordenadora do Programa Maranhão do ISPN, Ruthiane Pereira, o empreendimento será um marco para a comunidade, pois envolverá e atrairá juventude local. “A inauguração da granja coletiva representa a culminância do esforço e determinação para as famílias. Ao mesmo tempo, permite terem uma experiência no coletivo com gestão e comercialização”, ressaltou.

“Para nós, esse empreendimento é de grande importância, principalmente para os nossos jovens, mostrando que é possível morar, viver e trabalhar dentro da nossa própria comunidade. A granja chegou em boa hora para atrair nossa juventude. Muitos jovens ainda saem daqui pra procurar emprego nas grandes cidades do Brasil”, declarou a coordenador do projeto e sócia da Associação Comunitária de São Vicente, Eliene Fernandes.

Além dos assessores técnicos do ISPN, participaram da inauguração da granja coletiva funcionários e terceirizados da Vale. Ainda estiveram presentes secretários municipais de Igarapé do Meio, representantes do Banco do Nordeste, parceiros, fornecedores e comunidades vizinhas.

Programa de Apoio a Comunidades Tradicionais (PACT) – É fruto de um chamamento público da empresa Vale S.A. por meio de edital, bem como uma das condicionantes de licenciamento referente às obras do Programa de Capacitação Logística Norte (CLN) do projeto de duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC) no estado do Maranhão. As atividades previstas no PACT contemplam as comunidades tradicionais de quebradeiras de coco babaçu e ribeirinhas afetadas pelo empreendimento.

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing