ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

24.04.19

Gestão pública premia ISPN por trabalho com Povos Indígenas no Maranhão

Reconhecimento, valorização e gratidão. Estes são alguns sentimentos que surgiram no último dia 15 de abril, após o ISPN receber o Prêmio José Marinheiro concedido pela gestão pública do município de Bom Jardim (MA). A solenidade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS como parte da programação da Audiência Pública de Apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Na ocasião, o ISPN foi representado pelos assessores técnicos Francisco Junior e Erinaldo Nunes. O evento ainda contou com as presenças do prefeito, dos secretários municipais de Agricultura Familiar e Educação, além de representantes de outras organizações e instituições parceiras que trabalham com agricultura familiar na região.


Esta é primeira edição do prêmio que também prestou uma homenagem aos agricultores e às agricultoras e organizações parceiras do município que tiveram relevância na valorização da agricultura familiar nos anos de 2017 e 2018. Dentro da programação da cerimônia, foi lançada a chamada pública de acesso ao PNAE, com o intuito de valorizar a produção agrícola local, o incentivo à geração de renda dos trabalhadores/as rurais e, sobretudo, a promoção da segurança alimentar no município.

“O prêmio foi um reconhecimento da parceria do ISPN com o município. Fomos convidados a participar desse processo e mobilização em torno do PNAE desde o início da execução do programa, porque trabalhamos com povos indígenas na região, sobretudo na TI Rio Pindaré. Havia uma dificuldade da gestão pública em articular e envolver esse público”, explicou Francisco Junior.

“Recebermos um prêmio é sempre motivo de orgulho, pois vemos valor nos nossos serviços prestados à sociedade, principalmente pelo reconhecimento do trabalho da equipe que está diretamente mais ligada ao campo, no dia a dia das famílias indígenas. A premiação foi pelo reconhecimento dos trabalhos prestados e pela parceria nesses últimos anos com o município de Bom Jardim na valorização e apoio ao PNAE”, ressaltou a coordenadora do Programa Maranhão do ISPN, Ruthiane Pereira.

Premiação – O prêmio recebe este nome em homenagem ao senhor José Filho Marinheiro, que faleceu no ano passado. Marinheiro, como era mais conhecido, foi militante e referência no município pela luta em favor do fortalecimento da agricultura familiar. Uma das suas causas foi a preocupação com a qualidade e diversidade da merenda escolar fornecida às crianças. Inclusive, era membro do Conselho da Alimentação Escolar de Bom Jardim.

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing