ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

22.11.13

Curso em Elaboração de Projetos tem mais uma turma concluída

O Projeto Captação de Projetos de Temática Ambiental – CAPTA, iniciativa do ISPN com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, concluiu a realização de mais um curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília/DF. Este segundo curso teve como ênfase o tema beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade e contou com o apoio do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente.

Os cursos realizados pelo CAPTA visam contribuir para o desenvolvimento de competências na área de elaboração de projetos e captação de recursos, de forma a propiciar o fortalecimento de organizações de base comunitária que trabalham com o uso sustentável de recursos naturais dos biomas Cerrado e Caatinga e com a promoção de ações de conservação em suas localidades. Segundo o professor da turma, Luiz Roberto Carrazza, o curso serviu para desmistificar que elaboração de projetos é algo somente para técnicos, e destacou que ao longo do curso os participantes foram se mostrando mais confiantes de que podem captar os recursos necessários para a realização de suas atividades.

E foi na diversidade de culturas, sotaques e costumes, que os participantes oriundos de diferentes estados, como: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Tocantins, compartilharam experiências, aprenderam juntos e construíram seus projetos para o uso sustentável de recursos naturais do Cerrado e da Caatinga e geração de renda.

Durante o curso, realizado nos períodos de 30 de julho a 1º de agosto, 16 a 18 de setembro e 29 e 30 de outubro, os participantes foram incitados a fazer um diagnóstico participativo de suas realidades e, a partir disso, elaborarem um projeto, com foco em algum edital, de modo a utilizar os aprendizados do curso para uma possibilidade real de captação de recursos.

Para Ozéias Santos, integrante da turma por parte da Associação Comunitária Rural do Tabuleiro de Paus Altos e Adjacências, “com a participação no CAPTA foi possível entender que os nossos projetos estão presentes na mente e no coração de nosso povo, o que faltava era aprender a colocar esses sonhos no papel de uma forma que outras pessoas pudessem entender e compartilhar desses sonhos.”

Com a iniciativa, o ISPN visa promover ações de conservação do Cerrado e da Caatinga e a melhoria da qualidade de vida de seus povos e comunidades tradicionais, por meio da valorização da floresta em pé e do uso sustentável da biodiversidade. Em 2014, o CAPTA dará continuidade a suas ações, com a realização de mais uma série de três cursos em elaboração de projetos e captação de recursos.

DSC07463

DSC03446

Turma 2 do Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, com ênfase em Beneficiamento e Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing