ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

22.09.08

Capim dourado – sabendo usar, nunca vai faltar

Capim dourado: Detalhe da planta

Capim dourado: Detalhe da planta

A bem da verdade, o capim dourado não é, de fato, um capim. De modo geral, os capins pertencem ao grupo das gramíneas e o capim dourado (Syngonanthus nitens) é uma sempre-viva.

Campo úmido. Local de ocorrência do capim dourado

Campo úmido. Local de ocorrência do capim dourado

O capim dourado existe em todo o Cerrado brasileiro, apesar de sua fama estar relacionada principalmente à região do Jalapão, no estado do Tocantins, onde ele pode ser encontrado em abundância. É de lá que sai a maior produção do capim dourado em forma de artesanato.

Comunidades tradicionais vivem do artesanato do capim dourado

Comunidades tradicionais vivem do artesanato do capim dourado

O brilho dourado e fascinante do capim inspira a produção de peças utilitárias e ornamentais. Essa tradição vem de longa data. Acredita-se que os moradores da região central do Jalapão aprenderam a arte de trabalhar o capim dourado provavelmente com os índios da etnia Xerente, que passaram pela região há quase um século.

Inicialmente, os artesãos faziam peças para o uso cotidiano das comunidades, quando poucos habitantes do Jalapão dominavam a técnica. Com a chegada do ecoturismo e a divulgação do artesanato pelo governo estadual – que escolheu o capim dourado como um dos símbolos do Tocantins – a arte foi assimilada por praticamente todas as comunidades tradicionais da região.

Artesanato do capim dourado

Artesanato do capim dourado

Hoje, o artesanato do capim dourado cruza as fronteiras do Brasil e encanta apreciadores em todo o mundo. O consumo interno do artesanato feito com a planta também cresceu. Foi tanto que chegou a preocupar as comunidade devido ao excesso de coleta, e fez com que solicitassem o apoio de organizações para realizar pesquisas de modo a garantir a sustentabilidade da atividade.

O excesso de exploração do capim por pessoas de fora das comunidades chegou a tal ponto que o capim dourado virou caso de polícia. Contrabandistas de outras regiões – de olho no lucro – passaram a tirar a planta de áreas de coleta tradicional, prejudicando as comunidades e a própria sobrevivência da espécie.

Comunidades fazem manejo sustentável do capim dourado

Comunidades fazem manejo sustentável do capim dourado

A coleta do capim requer cuidados especiais para que a espécie possa continuar a existir e ser usada pelas futuras gerações. Por exemplo, o capim só pode ser colhido maduro, quando as hastes já estão secas e com a coloração típica. Somente nessa fase é que as sementes estão maduras e prontas para germinar. A retirada do capim ainda verde prejudica a espécie, uma vez que causa a morte da planta, tornando a regeneração impossível.

Bem coletado, bem usado e respeitado em sua integridade, o capim dourado poderá continuar ajudando muitas comunidades a sobreviver de maneira digna e com respeito à natureza. Então é importante saber qual é a origem e como está sendo coletado o capim dourado do artesanato que se vai adquirir. Os casos de desrespeito à lei devem ser denunciados aos órgãos ambientais. Mas o consumo consciente de produtos da biodiversidade do Cerrado é a forma mais legal para se ajudar a sua conservação.

Veja também:

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing