ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

26.05.13

Caixa Preta do Cerrado

Linha de desmatamento no Cerrado (Foto: Peter Caton/ISPN)

Linha de desmatamento no Cerrado (Foto: Peter Caton/ISPN)

A Caixa Preta do Cerrado é uma instalação multimídia que traz ao público um panorama sobre o Cerrado brasileiro de forma lúdica e didática. Painéis, fotos, mapas, gráficos e vídeos permitem ao visitante acessar dados e informações sobre a riqueza e a importância dos ecossistemas do bioma, tais como seus principais rios e sua rica flora e fauna. Apresentam também, sob a perspectiva sociocultural, a grande diversidade de povos e comunidades tradicionais que habitam a região e sua íntima relação com os recursos naturais do Cerrado. Por outro lado, a instalação traz também, de forma dinâmica e de fácil compreensão, o cenário da destruição e das ameaças ao bioma, com dados sistematizados sobre desmatamento, pecuária extensiva, monoculturas, destruição de solos, entre outros. Tudo isso em um espaço que busca despertar os sentidos dos visitantes por meio de sons, cores e texturas.

A Caixa Preta do Cerrado foi montada pela primeira vez em 2006, durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-8), em Curitiba. Esteve também no II Encontro dos Povos das Florestas, realizado em Brasília, em 2007. Mais recentemente, foi montada, com uma nova versão, no Aterro do Flamengo, na Cúpula dos Povos, durante a Conferência Rio+20, atraindo mais de 10 mil visitantes. Na ocasião, na área externa da instalação foi montada uma exposição fotográfica sobre as belezas e riquezas do Cerrado, enquanto na parte interna da Caixa Preta foram apresentadas as imagens e informações sobre aspectos relativos à destruição e às ameaças ao bioma.

Evidenciando o ritmo acelerado de destruição de nossa savana decorrente do desmatamento, do avanço descontrolado do agronegócio e das grandes obras de infraestrutura, a instalação nos convida a pensar o desenvolvimento do país sob novas perspectivas, com respeito aos povos e comunidades tradicionais, com a valorização das florestas em pé e com geração de renda a partir de atividades sustentáveis como a agroecologia e o extrativismo, que vem garantindo a manutenção de modos de vida tradicionais e a conservação do Cerrado.

>> Clique, acesse os painéis da Caixa Preta do Cerrado e leve essa mensagem adiante!
(arquivo em PDF – 6mb)

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing