ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

27.07.16

Babaçu: Floresta de Vida

O documentário Babaçu, floresta de vida, traz uma perspectiva histórica da ação das mulheres quebradeiras de coco babaçu, suas famílias e organizações sociais, seus conflitos e suas conquistas em três diferentes regiões que têm em comum a conservação por meio do uso sustentável deste importante recurso natural. Este é um documento histórico sobre uma das mais representativas cadeias de valor da sociobiodiversidade brasileira, que abrange mais de 279 municípios em 11 estados, no Cerrado e na Amazônia brasileira.

O documentário introduz os atores sociais com uma participação ativa e dinâmica no processo da construção do filme, por meio da pesquisa, diálogos com pesquisadores e gestores, pela observação direta das formas costumeiras de viver de um grupo particular de pessoas, que são as famílias que fazem o uso do extrativismo dos produtos oriundos da palmeira Babaçu (Attalea spp.).

Realizado pelo ISPN, com apoio financeiro do Fundo Amazônia e do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o documentário conta com a participação de diversas instituições parceiras e lideranças comunitárias. Parte de uma visão que resgata os desafios da produção agroextrativista da cadeia do babaçu, e aponta para a importância do apoio às iniciativas comunitárias por meio de fundos socioambientais.

Título: “Babaçu – Floresta de Vida”
Roteiro e direção: Neto Borges
Realização: Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing