ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza

18.09.17

Manifesto cobra das empresas das cadeias de carne e soja uma medida imediata em defesa do Cerrado

Diversas organizações da sociedade civil, dentre elas o ISPN, assinaram o Manifesto que pede medidas imediatas para a proteção do Cerrado. O bioma, que hoje é o mais ameaçado do Brasil, está sendo desmatado rapidamente, principalmente em função das grandes cadeias de commodities, que muitas vezes avançam sobre áreas nativas do bioma, deixando para trás milhares de hectares de áreas degradadas.

O Manifesto pede que não sejam abertas novas áreas de desmatamento e que as áreas remanescentes sejam destinadas para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

“O Brasil destruiu 18.962 km2 de Cerrado no biênio 2013 – 2015. A cada dois meses, nesse período, perdemos no bioma o equivalente à área da cidade de São Paulo. Já são mais de 10 anos com o desmatamento no Cerrado superando as taxas da Amazônia. Esse ritmo de destruição torna o Cerrado um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Conhecida como o berço das águas do Brasil, a savana mais biodiversa do planeta já perdeu 50% de sua área original.”

Leia aqui a íntegra do Manifesto

TFCA - Tropical Forest Conservation ActFundo AmazôniaPNUD - Programa das Naes Unidas para o DesenvolvimentoGEF
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza »Fazer login » Intranet
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing